sábado, 3 de outubro de 2015

O início deste segundo Caminho...

    ...foi em Bordeaux, uma cidade muito bonita, capital da Aquitânia na França, que vale a pena visitar. Fiquei pouco tempo - um dia e meio - mas o suficiente para ver muitos lugares bonitos, tomar o vinho dessa região apreciado no mundo todo, entender que é uma cidade que oferece um bom nível de vida e comprovar que o inglês, o segundo idioma falado naquele país, é bem utilizado por seus habitantes!
     Cheguei com um voo da Ryanair ao aeroporto da cidade chamado Mérignac, pequeno, mas bem conectado com linhas de ônibus e táxi. Ao sair do aeroporto, vejo um ônibus que vai até o centro da cidade por 6,00 mas existe também a opção mais barata que é um ônibus de linha da cidade, +1, que vai até o centro da cidade por apenas1,20. Este último talvez demore um pouquinho a mais por ser um normal ônibus de linha mas pode ser interessante para quem tem pouca bagagem e queira economizar, já que o aeroporto é muito próximo ao centro da cidade - apenas 12 km. As passagens dos ônibus em Bordeaux são pagas em máquinas automáticas e você tem várias opções: comprar 1 passagem, com uma hora de uso, 5 viagens, passagens para um dia inteiro ou para a noite. O procedimento de compra da passagem de ônibus nas máquinas automáticas é visualizado em dois idiomas, francês e inglês, e é tudo bem prático e fácil, Além disso, a passagem é válida para todos os outros meios de transporte, inclusive os cômodos bondes elétricos, que passam à toda hora, percorrem toda a cidade e garantem tempo de espera reduzido ao mínimo devido à grande quantidade de bondes existentes na cidade.

Exemplo de tramnway em Bordeaux:


Bonde elétrico em Bordeaux:



     Cheguei aproximadamente às 4 da tarde e tive tempo para aproveitar o resto do dia para conhecer um pouco de Bordeaux e iniciei com um ônibus turístico que passa pelos lugares mais importantes da cidade. Gosto de dar uma volta nesses ônibus com passeios turísticos para ter uma ideia geral da cidade que vou visitar, principalmente quando tenho pouco tempo à disposição, como ocorreu em Bordeaux. Fui ao Escritório de Turismo, na Praça Quinconces, e comprei um passeio de 1 hora em ônibus aberto com gravação que explica em 6 idiomas um pouco da cidade. O preço deste passeio é 12,00 com direito à degustação de vinhos e queijos.
     Deixo aqui o link do site de informações turísticas de Bordeaux em inglês, mais completo, que pode ser útil para quem decidir visitar esta pequena Paris e agora vamos ver algumas fotos de Bordeaux!
    
Praça da Bolsa de Valores com o espelho de água.
É uma das praças centrais e mais bonitas da cidade e o espelho é formado com a água liberada de quinze em quinze minutos pelos pequenos "círculos" que podem ser vistos na foto. Inútil dizer que a praça, que fica em frente ao rio Garona de um lado e Praça da Bolsa (Place de la Borse) de outro, é um dos locais mais frequentados da cidade!

Place de la Bourse e seu miroir d'eau


Diversão para todos!


Praça da Bolsa, Bordeaux




Vista noturna da Praça, com luzes que mudam de cor!


As luzes mudam de cor e estamos rodeados de muita beleza!


Detalhe da fonte da praça


Detalhe da praça "Place dela Bourse", com ruas que nos conduzem a restaurantes que oferecem comida típica local.


Vista lateral da praça


Vista lateral com a fonte


E o dia amanheceu tão bonito!




Bordeaux e a Ponte de Pedra, que foi encomendada por Napoleão Bonaparte e possui 17 arcos, o mesmo número de letras de seu nome.


Ponte de Pedra, vista da Praça da Bolsa


Vista mais aproximada da Ponte de Pedra (Pont de Pierre)


Porto de Bordeaux, vista da Praça da Bolsa


Vista lateral da Praça da Bolsa



Continuando, encontramos outras instituições econômicas instaladas nos edifícios adjacentes.


E prosseguindo na mesma avenida...



... encontramos a Porta Cailhau, construída no século XV, mais exatamente em 1494, para comemorar a vitória de Carlos VIII em Fornovo, na Itália.


Realmente muito bonita!






 Detalhe da parte superior da Porte Cailhau


Estou embaixo da Porte Cailhau!


Um zoom na janela!


É possível visitá-la por dentro e a bela visão do alto da porta compensa a subida na escada interna em forma de caracol e com degraus estreitos!


Vista do alto da Porta Cailhau



     Publicarei mais dicas e fotos sobre a cidade de Bordeaux na próxima postagem e espero que tenham gostado desta primeira parte! Até lá!


2 comentários:

  1. Além de ser um lindo lugar e nos sentir no exterior do país mesmo, pois tudo é muito limpo e conservado, apreciamos de vários ângulos tudo o que nos mostra e como eu, muitas pessoas se sentem lá tb através das suas belas postagens Obrigada minha amiga por me fazer viajar com vc. bjosss e até uma próxima viagem.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou, querida! Fico muito feliz pelas suas palavras e sei que são sinceras! Aguarde que tenho muita coisa para publicar! Passe quando quiser por aqui e beijos para você também!

    ResponderExcluir

É IMPORTANTE PARA MIM CONHECER SUA OPINIÃO! DEIXE SUA MENSAGEM!

Nome

E-mail *

Mensagem *