domingo, 18 de outubro de 2015

Chegada em Saint Jean Pied de Port, nos Pirineus, fronteira entre França e Espanha

Tenho poucos dias para esta viagem e preciso partir de Bordeaux, que me deixa uma boa impressão e não só pela beleza da cidade. Teria muita coisa ainda para ver mas cheguei aqui para ir até Santiago de Compostela e está na hora de partir.
O Caminho de Santiago não tem um local exato de início e cada um pode começar aonde deseja, até mesmo na porta de sua casa, aonde quer que seja. Saint Jean Pied de Port é um dos tradicionais locais de início para quem deseja percorrer o Caminho Francês e é para lá que quero ir agora. O ano passado iniciei em Roncesvalles, província de Navarra, no nordeste da Espanha, e percorri 790 km para chegar a Santiago. Este ano escolhi Bordeaux, como já disse em outras postagens, porque além de ser uma cidade que me encantou, posso chegar a Saint Jean Pied de Port com uma viagem de 3 horas de trem pela SNCF,  a empresa ferroviária francesa.

 Estação ferroviária St Jean, em Bordeaux


Logo na entrada percebo que a estação não é simplesmente um local de venda de passagens e nota-se a preocupação em oferecer bons serviços e conforto ao passageiro. Caminhando em direção à bilheteria, vejo um rapaz que está tocando o piano que está à disposição dos passageiros em um dos corredores da estação de Bordeaux que conduz à bilheteria. Embora eu não o conheça, agradeço a este rapaz por fazer parte momentaneamente do meu Caminho alegrando-me com a bonita canção que tocava e que agora faz parte também do meu blog! 

Como ir de Bordeaux a Saint Jean Pied de Port:
É preciso ir de trem até Bayonne e lá tomar um ônibus para SSPP, já que não existe um trem direto. A passagem custa € 37,90 (preço passagem do trem e do ônibus, incluídos) e é tudo muito fácil, pois o ônibus que vai para SSPP para em frente à estação de Bayonne. Clique aqui para consultar os horários dos trens de Bordeaux para Saint Jean Pied de Port.


Chegada em Saint Jean Pied de Port, localizada aos pés dos Pirineus Atlânticos. Cheguei às 16:08 na estação de ônibus da cidade e sinto um peso a mais, além da mochila que carrego nas costas. Estou muito contente por ter chegado em SSPP mas penso que estou em um local totalmente desconhecido, embora tenha lido muito sobre Saint Jean Pied de Port por causa do Caminho, e que devo chegar em Santiago, sem reservas e sem saber como. Penso em muitas coisas ao mesmo tempo e olho ao meu redor para ver se encontro alguma placa que me dê alguma orientação porque não sei por onde ir para chegar ao hostal onde passarei esta noite mas só vejo casas. Todo o grupo de pessoas que chegou neste ônibus vai por uma mesma estrada em subida, sem perder tempo, e eu resolvo segui-lo porque me sinto desorientada e sem saber para onde ir. Estou completamente absorvida por meus pensamentos, seguindo aquelas pessoas que também não sei aonde vão, quando vejo aproximar-se uma peregrina com mochila nas costas e roupas de ginástica que me transmite sua simpatia. Estamos caminhando com todas aquelas pessoas e ela, com as minhas mesmas dúvidas, me pergunta se inicio aqui meu Caminho. Respondo que sim e lhe digo que este é um quase segundo Caminho para mim porque, na verdade, fiz meu Caminho o ano passado e este ano é importante para mim chegar em Santiago. Beatrice ouve minhas palavras com curiosidade e me conta sua história: está passando por um período muito difícil em sua vida e decide fazer todo o caminho, a pé e sozinha. E, olhando nos meus olhos, me diz:
- Olha que eu deixei minha filha de 3 anos em casa para poder fazer o Caminho. Ela está com o pai, que é muito bacana com ela.
Não lhe pergunto mais nada, embora me pareça bastante claro o motivo pelo qual resolveu fazer o Caminho, e sinceramente desejo-lhe "Buen Camino". Digo-lhe que estou fazendo um percurso de vida que incluiu o Caminho, que me ajudou muito, e que hoje sou uma outra pessoa. Quero ir a Santiago de Compostela não por causa do Caminho mas por mim mesma. Quero chegar lá porque sinto-me diversa, sou diversa, e quero simplesmente agradecer Santiago.
Fomos juntas até o final da rua que estávamos caminhando e chegamos em um local com outro aspecto - não mais a solidão de uma pequena rua de uma pequena cidade mas um local movimentado, cheio de gente, com muitos bares, além de várias placas que indicam a grande variedade de hotéis e pensões em SSPP. Percebi então que tinha chegado o momento de separar-me desta minha "companheira" de Caminho para procurar o hostal onde eu passaria a noite e nos despedimos, com a intenção de encontrarmo-nos novamente para o jantar.
Infelizmente não a vi mais mas pensei muito em Beatrice durante o Caminho. Pensei por muitas vezes se ela chegou vitoriosa a Santiago e mesmo que ela nunca saiba disso, eu torci muito por ela!

Porte d'Espagne -
Rue de la Citadelle



 A Porta de Espanha é o local de saída em Saint Jean Pied de Port para Santiago.


Rio Nive, em Saint Jean Pied de Port


Rio Nive, em Saint Jean Pied de Port


Rio Nive, em Saint Jean Pied de Port


 La citadelle - muralhas medievais intactas da "Citadelle" no alto de uma colina, onde podemos ter uma vista privilegiada de toda a cidade.


É uma viagem no tempo!

Quase todas as casas são pintadas de branco, com portas e janelas pintadas de vermelho, as cores do país basco.


A rotina em Saint Jean Pied de Port é feita também pelos comerciantes que entregam seus produtos diretamente aos residentes, como o pão, por exemplo, deixado à esquerda da janela, como pode-se ver na foto abaixo.


Muralhas da Citadelle

 
Foi projetada no século XVII, entre 1625 e 1627, por Vauban, um arquiteto militar francês que introduziu o "estilo Vauban" de fortificação.




Pirineus, visto da Citadelle.






Saindo da Citadelle, de retorno à rua principal da bela Saint Jean.


Rue de la Citadelle e Pirineus, em um dia de chuva.


A longa rua principal de Saint Jean Pied de Port, uma das cidades mais encantadoras do País Basco francês.


Fábrica de doces "macarons", à base de amêndoas de Provence
 

Igreja de Saint Jean Pied de Port - com missa diária às 19:30 para a benção dos peregrinos.


Detalhe dos lindos vitrais da Igreja.


Agora preciso ir a uma cidade grande onde eu possa tomar um trem para seguir pelo Caminho.
Próxima parada: Pamplona, para tomar um trem até León.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

É IMPORTANTE PARA MIM CONHECER SUA OPINIÃO! DEIXE SUA MENSAGEM!

Nome

E-mail *

Mensagem *