domingo, 19 de junho de 2016

O significado da concha - o símbolo dos peregrinos


     Existem algumas lendas sobre o significado do símbolo da concha mas a que me parece mais interessante está relacionada com a chegada dos restos mortais do Apóstolo Tiago na Galícia em um dia que se comemorava um casamento. Enquanto os convidados se dirigiam ao templo onde a cerimônia seria celebrada, viram um barco à deriva em meio a um forte temporal sem saber que era a embarcação que levava os restos mortais do Apóstolo com seus discípulos. Ao constatar o perigo, o noivo, montado em seu cavalo, aventurou-se para ajudá-los mas uma grande onda o carregou mar adentro. Pensando que fosse seu fim, o noivo pediu ajuda aos céus para sair daquele temporal e, de repente, o mar se acalmou e ele sentiu uma estranha força que o tirava do mar, junto com o barco. Como prova do milagre ocorrido, o jovem e seu cavalo estavam cobertos de conchas, ajudados pelos restos do Apóstolo naquele barco.
     Mas a origem verdadeira parece ser que os peregrinos que regressavam de Finisterra levavam um símbolo como prova de ter cumprido a peregrinação até Compostela, já que as conchas são moluscos abundantes na Costa da Galícia. Assim, iniciou o costume de pegar uma concha junto ao mar depois de ter orado na tumba do Apóstolo e não demorou para que as conchas passassem a ser fabricadas artesanalmente e comercializadas como lembrança em diversos locais durante o Caminho.


Minha mochila com minha concha

 

2 comentários:

  1. Muito legal seu blog💐eu também tenho um

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo seu comentário, Andressa, e alegra-me saber que tenha gostado. Em breve teremos uma novidade muito especial referente ao Caminho que fiz. Tenho certeza que vai gostar... Um abraço para você e volte quando quiser!

    ResponderExcluir

É IMPORTANTE PARA MIM CONHECER SUA OPINIÃO! DEIXE SUA MENSAGEM!

Nome

E-mail *

Mensagem *